• Be Brasil
  • Inovação e tecnologia

jan 19, 2017
Inovação e tecnologia

Startup Tribo Viva conecta consumidores a produtos frescos

Os brasileiros compram comida fresca no supermercado ou feiras de rua. Mas para aqueles que não têm tempo para comprar, a plataforma colaborativa Tribo Viva traz produtos frescos até a porta. Ao cortar intermediários entre produtores e consumidores, a startup oferece produtos até 200% mais baratos que nas gôndolas dos supermercados.

 

Desde o lançamento, em julho de 2015, a Tribo Viva já vendeu mais de 4 mil cestas de alimentos frescos. Cada cesta custa entre 44 e 60 reais. Elas trazem de oito a 12 itens, incluindo vegetais frescos, frutas, grãos, ervas, ovos e sucos. As cestas são entregues por ciclistas, que cobram uma média de 15 a 20 reais por viagens de até 5km.

 

A startup é baseada em Porto Alegre, e planeja se expandir para o Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba no primeiro semestre de 2017.

 

A Tribo Viva usa o produto de pequenos agricultores, e a coleta de produtos é feita na própria fazenda. Aqueles que participam recebem uma cesta de presente e descontos nos produtos. O sistema da empresa também permite que cada produtor agende entregas, evitando desperdícios.

 

“Em feiras de rua, nós temos que organizar nosso espaço, mas com o aplicativo nós só precisamos entregar o produto, sem sair da propriedade. É mais rápido e barato”, diz Osmar Bedende, um produtor da região de Porto Alegre.

 

De acordo com o professor Pedro Costa, do Centro de Estudos de Administração Alternativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a startup incentiva as pessoas a participarem de alternativas que não agridem o meio-ambiente. “A tecnologia está ajudando esse tipo de consumo a crescer com mais força”, diz.

 

De fato, consumidores são incentivados por preços mais em conta. Ao cortar os intermediários, é possível diminuir o preço final e evitar desperdício. A publicitária Louise Carpenedo explica como usar a Tribo Viva ajudou-a a encontrar produtos frescos. “Eu não conseguia ir a feiras, devido à distância para o meu trabalho”, ela contou a um jornal brasileiro.

 

Jovens profissionais formam o maior público do aplicativo – que é adaptável à agenda de qualquer um. A Tribo Viva tem hoje 3,1 mil clientes regulares, e o número só faz crescer.