• Be Brasil
  • Inovação e tecnologia

fev 14, 2018
Inovação e tecnologia

Startup brasileira suscita interesse do governo francês

O Portal Telemedicina, uma plataforma online brasileira que procura usar a tecnologia para universalizar o acesso à medicina de alta qualidade, suscitou interesse do governo francês. A empresa se apresentou durante um evento de imersão e prospecção promovido pela Embaixada Brasileira em Paris.

A startup foi apontada como uma das revelações do programa StartOut (um evento de uma semana promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o Ministério das Relações Exteriores e o Sebrae. A partir de então, um dos criadores do Portal Telemedicina, Rafael Figueiredo, se reuniu com um representante do partido político do presidente francês Emmanuel Macron, o La République En Marche (“A república em frente”).

Catorze startups brasileiras foram convidadas a Paris para uma semana de imersão no ecossistema digital francês, visitando incubadoras, participando de seminários de internacionalização na Embaixada Brasileira, e apresentando suas soluções a potenciais investidores franceses. Dos 14 participantes, o Portal Telemedicina foi o mais bem avaliado, impressionando os europeus.

A empresa pretende atacar um dos principais problemas no setor de saúde em todo o mundo – o acesso restrito a cuidados de alta complexidade. Por meio de um portal onlinen, clínicas podem enviar exames médicos que são analisados em poucos minutos. Pacientes também têm acesso a diagnósticos feitos por especialistas por meio de consultas virtuais.

A iniciativa quer reduzir os custos dos exames em até 10 vezes, além de prover o acesso a serviços de qualidade em áreas remotas.

De acordo com Figueiredo, a França seria o local ideal para uma expansão. “A situação lá é muito similar à do Brasil”, ele diz. “Os médicos se concentram em Paris e não querer se instalar em locais mais remotos. Há também o caso de centros ricos, como Nice, onde há muitos aposentados, mas poucos médicos de alta qualidade”. A proposta do Portal Telemedicina é de dar a todas as regiões francesas acesso a consultas remotas com especialistas de Paris, que estarão a um clique de distância.

O programa StartOut está em seu primeiro ano, mas tem planos de levar startups brasileiras promissoras a diversos ecossistemas digitais inovadores, como Miami, Lisboa e, em 2018, Berlim. Até 2021, o programa pretende levar 270 incubadoras brasileiras a mercados-chave em todo o mundo.