• Be Brasil
  • Indústrias criativas

fev 02, 2018
Indústrias criativas

Os filmes brasileiros selecionados para o Festival de Sundance

Pela primeira vez na história do cinema brasileiro, duas produções locais vão disputar o célebre Festival de Sundance, o maior festival de cinema independente do mundo. “Benzinho” e “Ferrugem” foram escolhidos para a Competição Dramática Mundial, e vão disputar com títulos da China, Dinamarca, Turquia e do Reino Unido. O festival acontece entre os dias 18 e 28 de janeiro, em Park City, no estado brasileiro de Utah.

“Benzinho” é uma produção do diretor Gustavo Pizzi, mais conhecido pelo filme “Riscado”. O filme conta a história de Irene (Karine Teles), que tenta aceitar a ausência do filho, que vai se mudar para a Alemanha para se tornar um jogador de handebol. Com locações em Petrópolis e Araruama, Rio de Janeiro, “Benzinho” conta com atuações primorosas de um elenco de peso, que inclui Adriana Esteves e Mateus Solano.

Já “Ferrugem” tem um elenco encabeçado pelos jovens Giovanni De Lorenzi e Tiffany Dopke, que interpretam o casal Renet e Tati. Os dois têm de lidar com o vazamento de imagens íntimas entre colegas de escola. O filme é dirigido por Aly Muritiba, vencedor do prêmio de melhor diretor do Festival de Cinema de Brasília em 2015, por “Para Minha Amada Morta”.

Brasil também estará representado na Competição Mundial Documentário, com “The Cleaners”, dirigido por Moritz Riesewieck e Hans Block. A produção germano-brasileira explora a indústria secreta de remoção de dados da internet – a limpeza digital.

De acordo com a revista Variety, vivemos a “era de ouro” do cinema brasileiro. Até agora, o Brasil nunca tinha tido mais de um filme competindo na mesma edição do Festival de Sundance – uma prova do reconhecimento internacional ao cinema brasileiro.

Em 2015, o filme “Que horas ela volta?”, de Anna Muylaert, ganhou o Prêmio Especial do Júri para a atuação da dupla de protagonistas Regina Casé e Camila Márdila, que interpretam mãe e filha. No ano passado, o filme “Não devore meu coração” também foi selecionado para a competição dramática.