• Be Brasil
  • Inovação e tecnologia

out 24, 2017
Inovação e tecnologia

Inovação brasileira é tema de série da BBC

Mais que nunca, o Brasil tem sido reconhecido internacionalmente por sua inovação e diversidade. Um país jovem e em ascensão, o gigante latino-americano tem um potencial único para projetos baseados em sustentabilidade e criatividade. Agora, esse potencial tem sido notado lá fora, o que é evidenciado pela série de episódios sobre esse lado do Brasil que a BBC produziu.

Promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a série Brazil: What else? Traz exemplos de soluções inovadoras e sustentáveis criadas por empresas e empreendedores brasileiros. Em quatro vídeos, cada um com pouco mais de três minutos, a campanha mostra como o Brasil tem contribuído para solucionar hoje as questões de amanhã.

Os vídeos vão focar em quatro campos principais: gastronomia, agronegócio, biotecnologia e energia – áreas em que o Brasil já provou ser uma referência para o resto do mundo.

O primeiro episódio mostra como jovens chefs brasileiros têm combinado técnicas modernas de cozinha com ingredientes locais tradicionais – colocando o Brasil na cena mundial da alta cozinha. Acabou-se o tempo em que os chefs brasileiros procuravam inspiração na Europa. Agora, eles preferem resgatar as raízes brasileiras – colocando em evidência elementos da floresta amazônica. Tente não babar no teclado...

Em seguida, a série fala de agronegócio – um setor que tem sido tomado por uma revolução tecnológica. Os níveis de produtividade devem chegar a níveis nunca antes vistos – sempre, porém, respeitando os valores de proteção ambiental. Uma dessas soluções é a implementação de uma cultura colaborativa entre pequenos produtores que, por meio do app Uller, conseguem dividir o maquinário pesado.

Esse episódio mostra como empreendedores brasileiros podem ser dinâmicos. Dá ideia ao lançamento, Uller levou apenas um ano para ser desenvolvido. O app permite a pequenos produtores o acesso a tecnologia de ponta – que seria muito cara em circunstâncias normais.

A Amazônia volta no terceiro episódio: biotecnologia. A série mostra como cientistas brasileiros usam a biodiversidade da maior floresta tropical do mundo nas indústrias farmacêutica, cosmética e alimentícia. Com o governo federal promovendo a agenda da inovação, empresas de pesquisa têm tido a oportunidade de desenvolver métodos para explorar a floresta sem diminuir a sua diversidade.

Por fim, o último episódio mostra os esforços brasileiros para promover uma transição energética. O Brasil já é um dos países que mais dependem de energia limpa – mas o Brasil quer abandonar o carbono de vez.

Nos últimos anos, o país tem atraído investimentos de todo o mundo – e o mercado para as energias solar e eólica está mais dinâmico que nunca. Prova disso é a invenção de uma pequena empresa em Minhas Gerais, Sunew, que criou filmes fotovoltaicos para substituir os tradicionais painéis solares.

O caminho para a inovação passa pelo Brasil, como mostra a BBC.

Assista a Brazil: What else? aqui:  http://www.bbc.com/storyworks/capital/brazil-where-else/energy-brazil