• Be Brasil
  • Alimentos e bebidas

nov 01, 2017
Alimentos e bebidas

Games brasileiros ganham reconhecimento mundial

Este ano, não um, mas dois games brasileiros entraram para a lista PAX-10, uma seleção dos melhores games independentes expostos na Penny Arcade Expo (PAX) todos os anos. Celeste, do estúdio brasileiro MiniBoss, foi uma da seleção. Mas este ano também viu, pela primeira vez, a escolha de um game 100% brasileiro para a lista dos melhores.

O game 100% brasileiro que entrou para a lista dos melhores independentes foi o No Heroes Here, um jogo em 2D que pode ser jogado por uma a quatro pessoas. O jogo conta a história do Reino de Noobland, que perdeu seus heróis, e conta com os jogadores para defender o castelo de inimigos. Mas, como o próprio nome do jogo sugere, não há heróis individuais no jogo: a única forma de ganhar é cooperando com os demais jogadores, para criar diferentes tipos de munição, armas e táticas de defesa.

A PAX-10 é formada por 50 jurados de todo o mundo. E o evento, PAX, é um dos mais importantes para desenvolvedores e consumidores de games. A PAX é uma série de festivais organizados em cidades ao redor do mundo – Seattle, Boston, Melbourne, Philadelphia e San Antonio.

O festival celebra a cultura gamer, com shows temáticos, painéis de discussão, torneios e áreas para que os amantes possam jogar as mais novas criações. Ao mesmo tempo, a PAX oferece uma plataforma única para desenvolvedores de games independentes, que podem mostrar ao público seus projetos mais recentes. Normalmente, esse rol é dominado por americanos e britânicos, mas os brasileiros têm começado a acabar com o monopólio.

O No Heroes Here entrou para a PAX-10 em setembro deste ano, levando ao mesmo tempo o Prêmio Indie do festival. Para ser selecionado, o jogo foi avaliado por mais de 50 gamers e especialistas do mercado. A jogabilidade e o fator “diversão” são os principais critérios na avaliação.

Desenvolvido e produzido pela Mad Mimic, uma empresa independente, o No Heroes Here está disponível para o público desde o dia 3 de outubro em PC e Mac (via Steam). No primeiro trimestre de 2018, a empresa planeja lançar o jogo para PlayStation 4 e Nintendo Switch.

Tudo indica que o lançamento contará com o apoio de nomes de peso do mundo dos games. Este ano, o jogo foi premiado no Game Connection Awards, na categoria de melhor jogo social.

A cultura dos games tem evoluído no Brasil nos últimos anos, fomentando uma indústria independente cada vez mais vibrante. O Festival de Games Independentes de 2017, realizado em São Paulo, atraiu mais de 20 mil brasileiros e ajudou a promover dezenas de empresas independentes.