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mai 23, 2018
Alimentos e bebidas

Chocolate brasileiro usa design inovador para ganhar mercado

O Brasil, como qualquer país do mundo, ama chocolate. O mercado nacional de chocolates figura entre os maiores do mundo, com cada brasileiro consumindo, em média, 2,5 quilos por ano. Apenas em São Paulo, o estado mais populoso, o consumo per capita é de 3,5 quilos – igual ao da Itália. Grandes grupos dominam o mercado internacional, mas há espaço para pequenos produtores de chocolates especiais. É o caso de Renata Arassiro, cuja loja em São Paulo aposta em design e ingredientes inovadores para vencer nesse competitivo mercado.

Arassiro abriu sua empresa em 2007, após 8 anos como engenheira têxtil. Enquanto ainda trabalhava com a engenharia, ela começou a fazer trufas e chocolates para os colegas. Com o tempo, o hobby foi ganhando importância, e ela passou a vender seus produtos em pequenos cafés. O sucesso foi tão grande que ela decidiu dedicar-se exclusivamente à produção de chocolates.

A Chocolateria Renata Arassiro atraiu inúmeros clientes todos os dias à sua boutique na zona sul de São Paulo. Cada doce traz um design bem pensado e especial. “Os chocolates são pintados à mão, um a um”, ela explica. “Eu uso inúmeras técnicas de decoração e criação, o que dá muito trabalho. Mas faço questão de estar envolvida em todos os passos”, ela declarou à imprensa.

Outra técnica de Renata é inovar na escolha dos ingredientes, incorporando sabores exóticos e de diferentes regiões do Brasil. “Eu ouso com sabores como manjericão, capim santo, curry...”, ela contou à imprensa. “Além disso, graças à minha ascendência japonesa, eu tenho trufas e doces com matcha, gengibre, suco de ameixa”.

Arassiro é auditada em chocolateria, aprendendo por meio de livros. Ela chegou ao ponto de se tornar uma professora de chocolateria, antes de começar a própria loja.

Hoje, Renata Arassiro oferece mais de 30 tipos de doces, como cookies e bolos. Ela também é fornecedora de diversas empresas, além de trabalhar com casamentos e eventos. Arassiro é embaixadora da marca belga Callebaut no Brasil.

Além de vender chocolates, Renata Arassiro ainda dá conselhos a empreendedores e aulas a futuros chocolatiers.