• Be Brasil
  • Alimentos e bebidas

abr 10, 2018
Alimentos e bebidas

Café especial brasileiro vendido a preço recorde em leilão

A edição 2017 da prestigiosa competição Cup of Excellence Brazil, um café brasileiro quebrou o recorde mundial do maior preço pago por libra na história do torneio. O café especial em questão, cultivado na Fazenda Bom Jardim, em Patronício (MG), foi vendido a 130,20 dólares por libra, para três empresas de Japão e Austrália. O lote total custou 51.667,27 dólares.

O lance médio por libra durante toda a competição (12,75 dólares) também foi um recorde.

Gabriel Nunes, produtor do café campeão, ficou orgulhoso do reconhecido dado ao seu produto. “Nós cultivamos esse café Bourbon a 935 metros de altitude, o que dá aos grãos uma qualidade maior”, ele explicou. “Nosso café mostrou que pode atingir níveis de excelência, o que nos dá muito orgulho”.

Competindo na categoria “Pulped Naturals” – um método híbrido de processamento do café, em que a casca do café é removida antes do processo de secagem, mas a polpa do grão é mantida. O Bourbon de Nunes foi o vencedor incontestável, com um café do mesmo lote se qualificando em segundo lugar, sendo vendido em leilão por 120 dólares por libra.

A busca por excelência de Nunes já tem trazido resultados palpáveis, apesar de ele reconhecer que a Fazenda Bom Jardim ainda esteja apenas começando. “Meu pai trabalhou com café por mais de 30 anos, e eu tenho feito o mesmo há uns 4 anos. Desde que voltei à fazenda, eu tenho investido em estrutura e melhorias, sempre com o foco na qualidade. Sabemos que o café caminha na mesma direção do vinho, com consumidores cada vez mais exigentes”.

A Cup of Excellence foi lançada no Brasil em 1999 e rapidamente se tornou uma das principais competições de café do mundo, ajudando a estabelecer os critérios de integridade dos grãos e qualidade que regem a indústria cafeeira.

Organizada pela Alliance dor Coffee Excellente (ACE), o evento tem no Brasil apoio da Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A Cup of Excellence realiza competições anuais no Brasil e outras nações produtoras, leiloando mais de 3 mil lotes em 19 anos de história.