• Be Brasil
  • Alimentos e bebidas

fev 12, 2018
Alimentos e bebidas

8 frutas brasileiras que você TEM que provar

O Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade do mundo. O país tem uma incrível variedade de frutas que você raramente vai encontrar em outras regiões do planeta. O Be Brasil selecionou algumas dessas frutas, das quais você talvez nunca tenha ouvido falar – mas que você precisar provar pelo menos uma vez na vida.

Cambuci

Encontrada no sul e sudeste, o Cambuci é conhecido pelo seu perfume, intenso e adocicado. O gosto da fruta porém, é ácido – e o Cambuci seria como uma versão um pouco mais doce do limão. Apesar de ser parente da goiaba, o Cambuci é bem mais azedo.

Cupuaçu

Nativa da Amazônia, o cupuaçu é o exemplo perfeito do leque de frutos que só o Brasil oferece. Um “primo” distante do cacau, a fruta tem o tamanho de um côco e apresenta uma polpa cremosa, com um aroma que é a mistura do abacaxi com chocolate. O gosto, porém, é bem diferente do aroma – e lembra mais uma mistura de Pêra com banana.

Araçá

A polpa desta fruta é muito azeda para ser comida sozinha, mas é excelente para se fazer geleias ou sobremesas em geral.

Mapati

Conhecido como a uva da Amazônia, em razão do formato redondo e da cor roxa, o Mapati tem uma polpa doce e gelatinosa, rica em carboidratos, fibras e minerais como o cálcio, potássio e o fósforo.

Perinha-do-Cerrado

Como diz o nome, essa fruta vem do cerrado. Mas em comum com a Pêra normal, a perinha-do-cerrado só tem a forma e o nome. A fruta também é conhecida como cabamixá-açú, que em tupi-guarani significa “erva que dá fruto que aperta a língua”. A fruta recebeu esse nome em função do sabor muito ácido.

Uvaia

Original do sul e sudeste, a uvaia é uma fruta amarela com uma aparência que lembra uma mistura de limão com laranja. Em função da polpa ácida, não é comum consumir a fruta pura. Porém, sucos feitos a partir da uvaia são deliciosos.

Grumixama

Conhecida como a cereja brasileira, a árvora da grumixama produz um fruto pequeno, roxo e que têm um sabor doce. Grumixamas são boas para a saúde humana, em função dos elevados níveis de antioxidantes, vitamina B1, B2 e C.

Cagaita

Essa fruta suculenta tem uma textura suave e um delicioso gosto (com um leve azedume). Não exagere na hora de comer, porém. Em excesso, a cagaita tem um efeito laxante.